Site Oficial do Legislativo Municipal

Vereador Zé Hilton propõe programa de incentivo ao estágio para jovens do Município

Vereador Zé Hilton Martins - PSB

O Vereador Zé Hilton Martins (PSB) propôs no Legislativo projeto voltado para a qualificação profissional dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Depois de idealizar e colocar em prática o curso pré-Enem para jovens de Baixa Grande do Ribeiro, ministrado na Câmara Municipal, dessa vez o parlamentar propôs o Projeto de Lei n° 21, de 2017, que INSTITUI O PROGRAMA DE INCENTIVO AO ESTÁGIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA MUNICIPAL E DEMAIS ÓRGÃOS PÚBLICOS E ENTIDADES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O projeto visa fomentar a inserção de jovens no mercado de trabalho, e está embasado em pesquisa feita pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que aponta a desaceleração da desocupação do mercado de trabalho, tendo os jovens como os maiores prejudicados.

Outro ponto preocupante apontado na justificativa apresentada pelo Vereador Zé Hilton Martins, é que as pessoas com mais chances de ser demitidas, quando há cortes de pessoal nas empresas, estão na faixa etária entre 18 e 24 anos.

O segundo agravante, é que pessoas nesta etária são as que mais têm dificuldades de conseguir novos postos de trabalho. “Segundo a pesquisa, no segundo semestre deste ano a taxa de desemprego para pessoas nessa etária chegava a 27,3% do total de desempregados do país, que trocando em miúdos significa 4,3 milhões de desempregados. O que dá a ela também o primeiro lugar em número de desocupados”, preocupa-se o vereador.

“Em Baixa Grande do Ribeiro, percebe-se a pouca oportunidade de empregos para os jovens nesta faixa etária. Cabe, portanto, ao poder público municipal, através do Legislativo e Executivo, como indutores do desenvolvimento, a proposição de políticas públicas que minimizem esta situação”, continua o vereador.

“Sem sombra de dúvidas, o primeiro contato do jovem de Baixa Grande do Ribeiro com o mercado de trabalho através de estágio nos vários órgãos da administração, o fará em momento oportuno chegar ao mercado de trabalho com mais experiência para oferecer aos seus futuros empregadores um serviço de maior qualidade, à altura do esperado, para, assim, se manterem firmes nos seus postos de trabalho”, finaliza o vereador.
Compartilhar

Sobre a Câmara Municipal de Baixa Grande do Ribeiro

Endereço Físico: Rua Marcos Vieira, 1621 - Centro, Baixa Grande do Ribeiro/PI Horário de Funcionamento: das 7:30 às 13:00 horas
    Comentar
    Comentários Facebook