Novos Vereadores, sinônimo de mudança?

A Câmara Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, composta atualmente por 09 (nove) vereadores eleitos no último pleito eleitoral, 07/10/2012, conta com 08 (oito) vereadores novos, eleitos para o seu primeiro mandato.

A Sessão Legislativa, que é como chamam o exercício anual da vereança,
terá início nesta sexta-feira, dia 15/02, a partir das 9h30m, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa. A Presidência da Câmara, através da Vereadora Clauren Reis, já distribuiu convites às principais autoridades e personalidades públicas do município, convidando-os a participar da primeira sessão ordinária, que apreciará e votará, dentre outras matérias o calendário anual das sessões ordinárias.

Estes novos vereadores têm uma missão muito importante para a elevação cultural deste município. O Legislativo Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, que é composto de uma faixa etária relativamente jovem, conta com o bom nível de escolaridade dos seus integrantes.
A Câmara Municipal é a instância mais democrática e representativa da vontade popular, pois é composta de pessoas dos mais variados seguimentos da sociedade. Pessoas que estão ali pra cuidar dos interesses da população, que é verificar se os recursos públicos estão efetivamente sendo arrecadados e aplicados em favor daqueles que os nomearam para tão nobre tarefa. Diante disso, é preciso dizer que o Prefeito Municipal não administra sozinho. Ele precisa de autorização legislativa para quase tudo o que executa. A Câmara Municipal não apenas fiscaliza a aplicação dos recursos públicos, ela decide, através dos instrumentos orçamentários como o PPA, LDO e LOA, toda a ação que deverá ser desenvolvida pelo Executivo Municipal.

Desempenhar o verdadeiro papel legislativo, sem perseguições ou negligência, e fazendo tudo isso com a transparência necessária e, se possível, com o máximo de participação popular em suas ações, com certeza, contribuirá para a mudança dos paradigmas políticos que tem por base o clientelismo, o populismo e o imediatismo e que atrapalham o desenvolvimento de Baixa Grande do Ribeiro.

A missão é difícil, mas não é impossível! Mas é preciso coragem, capacidade e disposição dos atuais vereadores e daqueles que entendem e abraçam a causa em favor do município de Baixa Grande do Ribeiro.