Sessão itinerante, uma experiência inovadora do Legislativo Municipal.

O Grande Expediente contou a participação de convidados
ilustres como o Pr. Mauro Leite-foto (Fotos: Adão Castro)
A primeira Sessão Itinerante da 6ª Legislatura foi realizada nesta sexta feira, 22/03, no Povoado Almécegas, e mostrou-se uma experiência inovadora de participação popular para o Legislativo Municipal de Baixa Grande do Ribeiro.

A sessão ordinária foi requerida pelo Vereador José Luiz Rocha e realizada na Escola Presidente Médici, no centro do povoado. Tendo como objetivo a apreciação de proposições do interesse da comunidade, foi também votada uma emenda proposta pelo Executivo Municipal, que trata da recomposição do Conselho Municipal de Acompanhamento do FUNDEB. O Projeto de Emenda do Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade.

“Sentados em carteira escolares, os moradores do povoado tiveram a oportunidade de participar de uma verdadeira aula de democracia!” Concluiu Donizete Brandão, Secretário Administrativo da Câmara Municipal. Na sessão foram apresentadas duas proposições de interesse relevante para a comunidade. São elas: a construção de uma praça no centro do povoado e a pavimentação das ruas principais. Ambos os projetos de leis, são de autoria do vereador Cícero Português (Cícero da Confiança), que justificou a sua propositura afirmando que se trata de um povoado dos mais antigos e de maior população deste Município e que sempre elegeu representantes para a Câmara Municipal, embora ainda careça de mais atenção por parte do Executivo Municipal, bem como dos vereadores de Baixa Grande do Ribeiro.

O Grande Expediente, que no comum é aberto aos vereadores versarem sobre assuntos de livre escolha, foi também franqueado aos ilustres convidados que participavam da sessão, dentre eles o Pastor Mauro Leite e a enfermeira Maria da Luz. Destaque para o vereador José Luiz, que não conseguiu esconder a emoção de estar participando, como vereador, de uma sessão ordinária na sua comunidade. No uso da palavra, o vereador Jair Alves, propôs a transformação do povoado em Zona Urbana, o que transformou o seu discurso num verdadeiro debate com os moradores da comunidade. Tendo em vista, o número de apartes e as diversas dúvidas suscitadas quanto à aposentadoria dos moradores. O que foi prontamente esclarecido pelo Dr. Diego Maradones, Assessor Jurídico da Câmara Municipal.

No decorrer da sessão além da apreciação e votação de matérias que visam melhorar a vida na comunidade, teve também momentos de descontração, como os parabéns ao vereador José Luiz Rocha, que completava seus 26 anos de idade naquela data. Encerrada a sessão, foi oferecido um jantar na residência do pai do vereador José Luiz, conhecido como Gabriel da Lídia. Onde, muito emocionado, o vereador agradeceu, mais uma vez, a presença de todos os seus convidados.

POR: JESSÉ BORGES