Apagão que atingiu quase toda a Região Nordeste teve início na estação de Ribeiro Gonçalves-PI.

O apagão afetou oito dos nove Estados da região Nordeste
O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou através da Nota Oficial que o apagão que afetou praticamente toda a região Nordeste, exceto o Maranhão, na tarde desta quarta-feira, 28 de agosto, foi provocado pelo desligamento automático de transmissão da ISOLUX e da TAESA, localizadas entre as subestações de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí (PI),  reduzindo a carga da região de 10 mil MW para 1 mil MW. Essas instalações interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste.

A estação foi prejudicada pelo calor referente a uma queimada numa fazenda do município de Canto do Buriti (PI). A Eletrobras, por sua vez, informou que a interrupção se deu nos Estados do Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Confira a nota oficial na íntegra:

Nota à Imprensa – 28/08/2013

Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma  contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e conseqüente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;

• Presidente Dutra / Boa Esperança; e

• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.