Câmara de Vereadores retornam do recesso parlamentar realizando a 1ª Sessão Ordinária Itinerante no povoado Buritirana.

No uso da palavra, Vereadores de oposição falaram do tratamento
dispensado pelo Prefeito ao Legislativo Municipal.
Teve início ontem, 09/08/2013, o segundo período da 1ª Sessão Legislativa da 6ª Legislatura do município de Baixa Grande do Ribeiro. Para dar início aos trabalhos legislativos a Câmara de Vereadores realizou a 1ª Sessão Ordinária Itinerante no Povoado Buritirana, Região da Travessia, Zona Rural do Município, que contou com um público com cerca de 50 pessoas residentes naquela região.

Na Sessão foram apresentados um requerimento, um Projeto de Resolução que trata das concessões de diárias do Poder Legislativo, e um Projeto de Lei do Executivo Municipal, para a implantação do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal no Município.

Ambas as proposições foram lidas no expediente e encaminhadas para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, para que esta se pronuncie sobre a constitucionalidade das matérias.

A Sessão também foi marcada por críticas dos vereadores que se afirmam como “oposição”, quanto à atuação do Prefeito Ozires Castro que, segundo o vereador Hilton Rocha – PTC, José Luiz Rocha – PTB e Alverito Lopes – PPS, o Executivo Municipal tem ignorado completamente a Câmara de Vereadores, faltando com a transparência necessária à boa gestão do dinheiro público.

“Hoje somos nove vereadores, cada um representando a sua comunidade ou parcela da população. Nove vereadores pedindo melhorias pra população ao Prefeito, mas ele só fazendo o que ele quer. Por que vocês podem ver que até esse projeto que foi aprovado pela Câmara, que concede ajuda funerária à população carente, ele usa dizendo que não leva alguns daqui pra Teresina, porque foram os vereadores que aprovaram; o que é uma mentira!” Afirmou o vereador Hilton Rocha - PTC.

“O ideal é que o Prefeito trabalhe em parceria com o vereador. Ele apresenta um projeto, a Câmara aprova e ele executa. Mas eu não sei se é fraqueza dos vereadores ou aonde o Prefeito ta se baseando, o fato é que ele não consulta a Câmara pra nada!” Resumiu o vereador Alverito Lopes-PPS.

A Sessão contou também com a presença do Vice-Prefeito Pastor Cosmo, que no uso da palavra, agradeceu ao convite e disse que será cada vez mais assíduo às sessões da Câmara de Vereadores. No Grande Expediente falaram também os vereadores Odilon Mendes-PHS, Antonio Neto-PDS e Jair Alves-PSC, que relembrou os projetos já aprovados e promulgados pela Câmara de Vereadores nesta Legislatura.