Site Oficial do Legislativo Municipal

Campanha Nacional contra o HPV começa no dia 10 de março em todo o país.

Proteção de até 98% contra o câncer de colo
de útero (Foto: Canal Minas Saúde)
A vacina que previne contra o câncer de colo de útero passa, a partir deste ano, a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos de idade. A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março. A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano.


O Ministério da Saúde está incentivando secretarias estaduais e municipais de saúde a promover, em parcerias com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. A idéia é que em 2015, a vacina seja ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas para que o Ministério da Saúde tenha controle de que todas as doses serão aplicadas. As 36 mil salas de vacinação em todo o país, além de escolas públicas e privadas, vão estar envolvidas nessa campanha.

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Aline Guimarães, a Secretaria de Saúde de Baixa Grande do Ribeiro, juntamente a Secretaria Municipal de Educação, estarão realizando um levantamento para saber quantas adolescentes, da faixa etária de 11 a 13 anos, terão que receber a vacina para que se leve essa campanha, que terá início no dia 10 de março, também às escolas municipais.

A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV. Em Baixa Grande do Ribeiro já teve uma proposta de lei de autoria do Vereador Osmiranda Pereira da Silva e aprovada pela Câmara de Vereadores que autorizava o Município a promover campanhas de combate ao HPV através do fornecimento da vacina, mas por razões técnicas, o Executivo Municipal não sancionou a referida proposta de lei, ficando assim, adiado esse benefício que, a partir do dia 10 de março, estará disponível à população baixa-grandense.


Fonte: Portal Brasil
Compartilhar

Sobre a Câmara de Baixa Grande do Ribeiro

Endereço Físico: Rua Marcos Vieira, 1621 - Centro, Baixa Grande do Ribeiro/PI Horário de Funcionamento: das 7:30 às 13:00 horas
    Comentar
    Comentários Facebook