UNESCO recomenda o uso de celular na sala de aula

Tão recente quanto a própria popularização
é a discussão sobre o uso nas escolas.
(Imagem: Jovens Realistas)
Apesar da frequente proibição, a UNESCO, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, recomenda o uso de celular na sala de aula. Em 2013, o órgão lançou o guia “Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel”. No documento, a instituição estimula o acolhimento da tecnologia nas disciplinas que, entre outros benefícios, pode “permitir a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar”, “minimizar a interrupção em aulas de conflito e desastre” e “criar uma ponte entre a educação formal e a não formal”.

"Não podemos mais ignorar o celular, ele está em todo lugar. Sou contra a proibição do uso, pois a regra acaba sendo burlada. Será que em vez de proibir, não é melhor acolhê-lo como ferramenta educativa?", questiona Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de Educação da UNESCO no Brasil.

No entanto, Maria Rebeca Gomes identifica entre os docentes descrença e falta de conhecimento dos aparelhos.

Tão recente quanto a própria popularização é a discussão, nas escolas, sobre como lidar com o uso destes aparelhos, que estão cada vez mais incorporados às nossas vidas. Enquanto os órgãos públicos não se posicionam formalmente sobre o tema, um novo mercado ganha corpo. Alheios à proibição, informações do Olhar Digital dão conta de que desenvolvedores aumentam a oferta de aplicativos voltados para a educação.

Fonte: O Globo