Vereador propõe o “Dia Municipal do Gari” em Baixa Grande do Ribeiro

Vereador Ananias Borges (PSB)

O vereador Ananias Borges (PSB) protocolou hoje, 28/07, na Câmara Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, um projeto de lei que institui o “Dia Municipal do Gari ”. O projeto será apresentado aos nobres Edis para apreciação e votação na próxima Sessão Ordinária, dia 01/08, quando os vereadores retornam do Recesso Parlamentar.

O projeto visa inclusão no calendário oficial de Baixa Grande do Ribeiro, 16 de Maio, como data alusiva ao Dia Municipal do Gari, homenagem atribuída à dedicação dessas pessoas que enfrentam sol, chuva e frio para cumprir seu trabalho.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que, em 1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou e o Brasil inteiro passou a denominar estes trabalhadores desta forma. Assim, foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.

Na sua justificativa ao Projeto de Lei o vereador Ananias Borges enfatiza que “esta data tem o objetivo de homenagear estes profissionais que, no Brasil, não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita.”